Semana da Consciência Negra

Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado hoje, 20 de novembro, no Brasil, e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira

Zumbi dos Palmares

A data é celebrada desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos. Foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para que as pessoas se lembrem da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro, ocorrido em 1549. Atualmente, algumas entidades procuram organizar palestras e eventos educativos, visando, principalmente, crianças negras, para que seja evitado o desenvolvimento do auto-preconceito, e a inferiorização dos negros perante a sociedade. Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, entre outros.

Enilda Cruz Martins, Presidente do Centro Cultural Zumbi dos Palmares

A Prefeitura Municipal de Sant’ana do Livramento, com a Secretaria Municipal de Turismo, realiza uma programação vasta durante este mês, com eventos destinados à Semana da Consciência Negra, no Centro Cultural Zumbi dos Palmares, situado na Rua Dr. Fialho, entre a Rua General Câmara e Duque de Caxias.

Segundo Enilda Cruz Martins, presidente do Centro Cultural Zumbi dos Palmares, este dia deve ser lembrado o ano todo, e não somente na data de hoje. Em relação à posição dos negros, hoje, na sociedade, ela respondeu: “A inserção dos negros na sociedade vem se dando de forma natural. Mas, em relação à educação e à lei 10.639, deveria ser melhor trabalhada nas escolas, pois acredito que não vem sendo feita de forma correta, pois a informação e a educação nesses lugares deve ser passada com profundidade e qualidade, para que assim haja a aprendizagem do conhecimento. Não adianta realizar eventos somente no dia em que celebramos a Consciência Negra, o assunto deve ser debatido o ano inteiro. A informação e o conhecimento devem deixar de ser superficiais”, declarou.

“Construímos o nosso País com sangue, suor e lágrimas, mas construímos. As escolas precisam informar quem são os nossos construtores e heróis negros, como Zumbi, Henrique Dias, Machado de Assis, entre outros. Há muito conteúdo para se trabalhar durante o ano todo e não somente na data. Temos uma biblioteca rica de conteúdo à disposição de toda a sociedade santanense, no Centro Cultural Zumbi dos Palmares”, finalizou.

Tópicos da Lei 10.639

… “Nos estabelecimentos de ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira”.

§ 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

“Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’…

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.