Coperforte delibera: vai investir em Livramento

O término de um verdadeiro cabo de guerra – cujos motivos centrais não foram divulgados – traz uma notícia positiva: cooperativa vai edificar sua unidade industrial de R$ 10 milhões em Livramento

Prefeito recebeu a notícia dos dirigentes da Cooperativa, logo após a reunião-almoço

Prevaleceu Livramento ante Rosário do Sul. Há quem afirme que foi a reversão – com base em entendimentos, pressões da coletividade, questões partidárias internas, comprometimentos políticos, enfim… – de algo que já estaria consolidado: a Coperforte não levará mais seu investimento, cujo valor poderá ultrapassar os R$ 10 milhões, para Rosário do Sul. Tudo o que possa ser falado e comentado, tanto no campo da conjectura, quanto nos demais, deixa de interessar. Da mesma forma, não interessa um eventual surgimento de “pais da criança” de onde quer que venham não passará de conjectura.

O que real, efetiva e praticamente é de interesse da comunidade é que o investimento ocorrerá em Sant’Ana do Livramento. Ponto final.

O bom senso prevaleceu, haja vista que a essência, a base da Coperforte está em Sant’Ana do Livramento. Em um almoço realizado na sede do Sindicato dos Radialistas, na manhã de ontem, os integrantes da diretoria da Coperforte (Cooperativa Regional dos Assentados da Fronteira Oeste), após o pronunciamento do conselho da cooperativa, anunciaram ao prefeito Glauber Gularte Lima que o município de Livramento foi escolhido para ser sede de indústria de leite a ser construída pela cooperativa. Havia, por outro lado, segundo a própria diretoria da cooperativa informava, uma orientação de técnicos de instituições financeiras, sob o ponto de vista da logística, de que Rosário seria o melhor local. Para receber o investimento, na ordem de 10 milhões de reais, o município disponibilizará à cooperativa uma área entre a região da Faxina e Santa Rita, dentro do município de Livramento. “Fizemos o possível e o impossível para que esta indústria viesse para Livramento, e hoje, para nossa felicidade, ficamos sabendo, que sabiamente, fomos escolhidos pelos seus associados. Isto é motivo de comemoração”. A declaração, em tom comemorativo, foi do prefeito Glauber Lima.

A Coperforte possui um expressivo quadro social que trabalha na agricultura familiar, com desenvolvimento de atividades cooperadas na área de produção agropecuária, tendo como produto principal a bacia leiteira e como estratégia o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor leiteiro e a diversificação produtiva dos associados. Essa é uma leitura feita pela própria prefeitura municipal. Agora, esquecidas as divergências e sepultadas outras hipóteses, Livramento comemora.

A vitória foi da coletividade, independente de que deseje capitalizar sobre o assunto.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.